A Pandemia de COVID 19 despertou o mercado com relação a importância que a tecnologia aplicada tem para os negócios de alimentação e tornou o conceito de Marketing Digital uma disciplina obrigatória quando o assunto é visibilidade, atração e frequência de clientes.
Nos dias atuais:
Se você não está na internet, você não existe.
Se você não tem presença nas redes sociais, você não existe.
Se seus clientes não estão interagindo com você, eles nunca irão ao restaurante.
BUSCAS pela internet:
51% das pessoas recorrem à Internet quando procuram um restaurante e 31% dependem de mecanismos de busca para levá-las até lá.
Os principais tipos de busca na internet quando o assunto é restaurante, são: Nome do restaurante, Localização próxima, Tipo de comida, Tipo de local e Promoções.
Desta forma, se quiser que as pessoas saibam que seu restaurante existe, precisa ter presença digital de forma a aparecer nestas pesquisas de busca.
COMO TER MAIS VISIBILIDADE NA INTERNET EM 3 PASSOS
PASSO 1: CRIE PERFIS DO SEU NEGÓCIO
As pesquisas locais representam mais de 35% de todas as pesquisas na Internet. Isso quer dizer que o termo de pesquisa "restaurantes perto de mim" é uma das pesquisas mais comuns assim como as buscas utilizando a localização atual do usuário através do Google. Desta forma:
A) Crie perfis do seu negócio em todos os principais diretórios: Google, Bing, Yelp, Facebook, Foursquare, Apple Maps e TripAdvisor.
B) Certifique-se de que todas as informações de sua empresa sejam consistentes em todas estes diretórios e plataformas. Se você não mantiver a consistência – com endereços diferentes ou até mesmo um nome de negócio diferente, por exemplo – o Google provavelmente irá penalizá-lo e você não aparecerá em tantas pesquisas.
C) Acompanhe, gerencie e responda às avaliações feitas sobre o seu negócio. Suas pontuações de revisão, o volume de avaliações e a rapidez com que você responde a elas são fatores de classificação que determinam sua visibilidade no processo de busca.
PASSO 2: MANTENHA SEU SITE ATUALIZADO
Informações atualizadas sobre seu menu, suas promoções, eventos e novidades são importantes para manter bons índices de navegação e visibilidade. Manter um site sempre atualizado não é tarefa fácil, mas é muito importante. Desta forma utilize uma ferramenta e um provedor que facilitem este trabalho.
Assim como nos seus perfis de negócios, certifique-se de que todas as informações em seu site estejam atualizadas, relevantes e fáceis de encontrar:
Menus
Horário de funcionamento
Contatos
Localização
História do Restaurante
Links para as suas redes sociais
Informações relacionadas aos procedimentos de saúde e segurança
Acesso aos canais de Venda Delivery e Para Viagem
Contato ou serviço de reserva on-line
PASSO 3: OTIMIZE O SEU SITE
Otimização do mecanismo de pesquisa do site (SEO) é a forma existente para melhorar sua visibilidade junto aos mecanismos de busca. O objetivo do SEO é fazer com que seu restaurante apareça como um dos principais resultados de pesquisa no Google. Para isso:
Crie um site responsivo para dispositivos móveis: Como cerca de 60% das consultas de pesquisa vêm de dispositivos móveis, seu site deve ser construído de forma a poder ser navegado através de aparelhos celulares;
Deixe seu site leve e consequentemente rápido. Evite o uso de imagens e vídeos muito “pesados”. 40% das pessoas abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar;
Inclua palavras-chave que os clientes normalmente usem para encontrar seu restaurante nas descrições e textos constantes no site. Adote termos de pesquisa que sejam utilizados localmente, descreva o tipo do seu restaurante, o tipo de gastronomia que você oferece e expressões como “uma das melhores opções de massas da cidade”, “um dos melhores restaurantes veganos de São Paulo”, etc;
REDES SOCIAIS
Ter presença em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram deveria fazer parte dos planos de marketing de restaurantes há muito tempo. Mas essas plataformas acabaram ganhando mais relevância agora do que nunca.
As redes sociais:
Permitem que você mantenha contato com seus clientes de forma diferenciada e não invasiva;
São uma forma de interatividade e relacionamento;
Criam o efeito “boca a boca”;
Geram visibilidade para as suas novidades, tráfego para o seu site e consequente vendas para o seu restaurante;
PONTOS IMPORTANTES
1. Configure e Otimize suas contas nas redes sociais e antes de começar a postar, verifique se todos as informações necessárias estão presentes. Utilize uma imagem adequada, preencha sua biografia de forma eficiente considerando as informações mais importantes que precisa ter: Horário de atendimento, Serviços oferecidos como Delivery, Eventos, Jantar, etc. Informações de contato e endereço;
2. Defina o que vai postar e com qual frequência irá fazer. A regularidade é muito importante para a geração de engajamento e tráfego. Alguns tipos de posts regulares são recomendados para restaurantes como:
Novidades do Cardápio, Promoções de almoço, Promoções de happy hour e mudanças sazonais de menu;
Histórias reais sobre clientes, parceiros, fornecedores e funcionários, pois darão ao seu negócio um elemento humano e gerarão proximidade;
Medidas de segurança alimentar;
Imagens da rotina do Restaurante como os pratos sendo preparados na cozinha, as bebidas sendo preparadas, o atendimento das mesas, etc;
No decorrer do tempo, você experimentará diferentes frequências e intervalos até chegar no formato de melhor performance para o seu negócio, no entanto existem algumas recomendações gerais que servem como referência para quem está começando:
Tanto no Facebook quanto no Instagram, quarta-feira costuma ser o melhor dia e com maior engajamento da semana, no intervalo das 9h às 15h.
Quanto a frequência a recomendação é de: No mínimo 3x por semana para o Facebook e no Instagram, 1 a 3 postagens por dia.
CRESÇA SEU NÚMERO DE SEGUIDORES
1-Uma das formas para aumentar seus seguidores nas mídias sociais é através de anúncios pagos ou conteúdo impulsionado. Ambos os tipos de promoção ajudarão você a alcançar novos públicos, com possibilidade de definição de perfil como faixa etária, localização, preferências etc.; Estes tipos de ação não demandam grandes investimentos e são muito simples de executar pois as plataformas disponibilizam recursos para isso. Você também pode construir uma estratégia orgânica bastante sólida com hashtags. Hashtags são uma maneira que os usuários nas mídias sociais encontram novos conteúdos. Use hashtags que descrevem os seus posts (#burgers, #vegan, #pizza etc.), sua localização (#sãoPaulo, #RJ) e o que você oferece (#delivery #paraviagem #jantar). O Instagram permite até 30 hashtags por postagem, mas para evitar parecerem span, use como limite 3 ou 4.
2-Incentive o Compartilhamento: Quando os clientes postam sobre sua experiência no seu restaurante e te marcam nesse post, eles estão gerando visibilidade para o seu negócio. Para incentivar o compartilhamento do público, ofereça motivos para isso, como brindes para crianças, Drinks ou sobremesas para aniversariantes, descontos para quem posta com # e a mensagem desejada ou alguma imagem da marca ou do restaurante, etc.
FERRAMENTAS DE FIDELIZAÇÃO
Para quem é do ramo, é sabido que a melhor ferramenta de fidelização que pode existir é a qualidade da experiência oferecida aos clientes. No entanto, motivações adicionais baseadas em benefícios e prêmios, funcionam muito bem para diversos tipos de negócios. Principalmente os que possuem como característica o consumo recorrente como são os casos das cafeterias e dos restaurantes comerciais.
Em decorrência disso, várias ferramentas e soluções que possuem como objetivo contribuir com a fidelização e o aumento de frequência, surgiram nos últimos tempos. O bom e conhecido cartão com “carimbinhos”, muito utilizado por estes tipos de estabelecimentos, foi substituído por alternativas mais atuais e tecnológicas. Além de mais eficientes e práticas, as novas soluções permitem melhor controle e avaliação dos resultados e comunicação constante com os clientes.
Para quem tem interesse, várias são as opções de ferramentas digitais de fidelização, tanto as embarcadas em sistemas de atendimento e marketplaces, como as desenvolvidas especificamente para esta finalidade.
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